SE SENTIR A VONTADE

SE SENTIR A VONTADE

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PSORÍASE

Nossa, mais que coisinha chata é essa em! Num sei por que existe? Como nem tudo têm explicação... A pso, assim gosto de fala, porque, o nomezinho grande PSORÍASE, dar vontade de gritar detesto ela, mas como não é facil tirar ela de mim, como algo simple, que nem se tira o brinco da orelha. A pso, é uma doença.... perai uma DOENÇA? deixar eu só consultar minhas fontes de pesquisa.
Fonte(1)
"A psoríase é uma doença de pele incurável e não contagiosa, nem por transfusão sanguínea, sendo hereditariamente transmissível pelos genes do psoriático. A palavra psoríase vem do grego e significa erupção sarnenta. É uma doença crônica, hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida, mostrando uma grande variedade na severidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Em pequenas percentagem e casos há artrite associada. Homens e mulheres são atingidos de igual forma, na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida e com grande freqüência em pessoas da pele branca, sendo raras em negros, índios, asiáticos e não existe entre esquimós."
Bem, é isso ai, apso é genética. Mais ai eu pergunto, têm alguém da minha família que têm a pso? Perguntei ao meu pai e a minha mãe, e a resposta foi não! Então porque eu, logo eu, comecei a apresentar a pso, isso começou desde a epóca do vestibular, nossa, quando eu não passava, dava vontade de dizistir de tudo, e ainda mais sem saber o que eu realmente iria fazer, tentava para ciências biologicas, pense, nada haver no que faço hoje.
Fazendo uma retrospectiva do que eu era antes para o que eu sou agora, nossa, superação, mas depois eu falo isso em outro momento, da minha vida. Vamos voltar ao que interessa a psoriase, o que me interessa não, ai que saco, isso não me interessa, mas como se esta constantemente em mim e me faz coçar. Mas se é hereditário ou não, só sei que estou com ela, talvez de algum tio, bisavô tão, tão distante tenha tido ela.
Uma coisa é boa, agente têm que ser sempre ótimista, eu não apresento no couro cabeludo e nem 80% do corpo, tenho apenas nos pés, joelho, batata da perna e no cotovelo, só não quero que apareça nos braços, porque nas pernas ainda da para esconder com calça comprida. Mas o que não foi mencionado na minha 1 fonte.
Fonte (2)
"É incontestável que o nosso cérebro, quando deprimido, concita o aparecimento de várias complicações de saúde e multiplica a manifestação de outros problemas clínicos. E, entre os doentes com psoríase, são habituais casos de depressão, desespero, tristeza e angústia."
http://www.psoriase.eu/ - Gostei muito desse blog, vou até adicionar.
O trechinho que eu peguei não fala muita coisa, mas descobrir que posso ir a um reumatologista ao invés de um dermatologista, para fazer o diagnóstico melhor. Bem mas voltando ao assunto da pso, a fonte diz que é habitual, doentes com psoríase apresentar depressão, desespero.... até mesmo ansiedade, estresse, podem estar associado, além do factor genético. Mas eu sou uma pessoa calma! Calma mesmo, vai ver que o problema é essa calma embutida, sou uma pessoa tranquila, mas ao mesmo tempo tensa em resolver questões do dia a dia, como tenho que marcar dentista, tenho que ler um livro, tenho que comprar isso, tenho que ter dinheiro, tenho que fazer isso, tenho fazer aquilo.... ufaaa até pra escrever, começa a dar aquelas coceirinhas, mas calma, muita calma que nem esta calma embutida tá dando pra mim, mas como posso ser explosiva se essa é a minha personalidade, é o meu modo racional de agir. Continuando, peguei outro trecho da fonte 2.
"Como é uma doença que afecta a pele, órgão externo e visível, esta doença tem efeitos psicológicos não negligenciáveis. Com efeito, como a forma como cada indivíduo se vê a si mesmo está relacionada com a valorização pessoal numa sociedade que é, muitas vezes, mais sensível à aparência exterior que a outras características da personalidade, o melhor cuidado a ter com uma pessoa afectada por esta doença é dar-lhe apoio psicológico (ternura, carinho, afecto e atenção)."
É vai ver que isso mesmo que falta em mim, afeto, ternura, carinho e atenção, melhor resumindo preciso de um NAMORADO! Coisa que eu nunca tive, é, por incrivél que pareça, eu com 22 anos nunca dei um bejo de boca decente, coisas que me aconteceram só foi selinho com primo quando tinha 7 a 8 anos de idade e só depois mais tarde aos 14 anos no colégio (beijo de selinho), que durou apenas, uma semana... pra ser sincera foram apenas 6 dias. Coisas como essas, prefiro nem comentar, é essas e outras coisas de insegurança pra namorar, pra trabalhar( que do trabalho já superei) me surgem as psoriases. Puxa é por isso que eu quero me sentir a vontade com o mundo, e ter vontade de fazer as coisas sem medo, sem insegurança.

Nenhum comentário: